Mobilidade premium, uma realidade já presente no Brasil
BMW e EDP inauguram o maior corredor de veículos elétricos da America Latina"O futuro da mobilidade Premium é eletrificado, conectado, compartilhado e autônomo"
No dia 23 de julho, foi colocado em funcionamento o maior corredor com pontos de carga para carros elétricos da América Latina.
Esta iniciativa, promovida pela EDP e pelo BMW Group Brasil, vai possibilitar a realização da primeira viagem completa em veículo elétrico entre as cidades de São Paulo e Rio de janeiro.
O projeto, que contou com um investimento superior a 200 mil euros, pretende iniciar a transformação do modelo de transporte no Brasil, ao assegurar uma autonomia total dos veículos elétricos.
Nesse sentido, foram colocados seis postos de carregamento rápido em estações de combustível da Rede Ipiranga entre as duas cidades brasileiras, cuja utilização apenas passará a ser paga em 2019, sendo gratuita até então.
A escolha do corredor não foi ao acaso, contou o executivo. O eixo Rio - São Paulo é um dos mais populares do Pais e a Rodovia Dutra, que conecta as cidades, registra, segundo dados da sua administradora, a CCR, 900 mil viagens por dia. "Com a distância entre elas, mostramos que é possível fazer longos deslocamentos com carros elétricos", reforçou Miguel Setas, presidente da EDP.
A EDP tem como principal eixo da sua estratégia a mobilidade elétrica, tendo sido feita uma crescente aposta por parte do grupo no desenvolvimento da rede de estações de carregamento, medida que chegou a países como Portugal e Espanha.
Tendo assumido um compromisso interno de alcançar 100% da frota elétrica até 2030, o grupo tem apostado no desenvolvimento de novas soluções comerciais e ofertas que contribuam para a adoção da energia elétrica nos vários países em que atua.
“Ligar as duas maiores cidades brasileiras com este corredor elétrico constitui um marco significativo na adoção de uma tecnologia que marcará o futuro da mobilidade. A EDP, eleita recentemente como uma das empresas mais inovadoras do setor elétrico brasileiro, interpreta esta parceria com a BMW como um movimento de liderança na transição para uma economia de baixo carbono", refere o presidente da EDP Brasil, Miguel Setas.
A BMW, com a apresentação do modelo elétrico BMW i3 e do híbrido BMW i8, trata-se da empresa pioneira no comércio de automóveis elétricos, tendo estado também à frente no processo de instalação de postos de carregamento, com a colocação de 100 pontos de recarga no Brasil.
0 i3 da BMW, que tem zero emissão de gás carbônico, com 100% da sua carga tem autonomia para percorrer 330 Km sem paradas. O carregamento total acontece em cerca de uma hora. “Há, ainda, a possibilidade de extensão para casos emergenciais de mais 130 Km", explicou Helder Boavida, presidente e CEO da BMW Brasil.
“O futuro da mobilidade premium é eletrificado, conectado, compartilhado e autónomo. Trazemos para o Brasil a realidade de tecnologia global em produtos e serviços para seguir na liderança do desenvolvimento de novas tecnologias. Esta ação antecipa futuros produtos eletrificados do BMW Group, a serem lançados em breve, no Brasil”, afirma Helder Boavida, presidente e CEO do BMW Group Brasil.
A SLS trabalha incansavelmente para trazer inovação e as ultimas tendências no mundo da geração de energia, conheça nossa Gestão de soluções integradas em nossos site ou saiba mais clicando aqui.
Fonte: Ambiente Energia, adaptado.